Palestrantes confirmados

Debora Sotto
Procuradora do Município de São Paulo. Doutora em Direito Urbanístico pela PUC-SP e Mestre Profissional em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano (PUC-SP/CNPq) e Instrutora da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP e do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município de São Paulo - CEJUR.

Fabio Ferraz


Ivo Eduardo Roman Pons
Possui Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fundador da ONG Design Possível, professor pesquisador (PPI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da FATEC Cotia Centro Paula Souza. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto e gestão de produto e produção. É pesquisador na área de Design Social e sustentável, gestão e empreendedorismo, além de ser fundador da Scipopulis Pesquisa e Tecnologia.

Lígia Maria Silva Melo de Casimiro
Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, professora da Faculdade Paraíso - FAP, em Juazeiro do Norte-CE, de graduação e pós graduação. É também professora colaboradora do Instituto Romeu Felipe Bacellar, em Curitiba/PR. Foi procuradora-geral do Município de Piraquara-PR, procuradora geral da FUNCAP (Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa) e Assessora da Coordenadoria de Direitos da Cidadania da Secretaria de Estado da Cidadania do Paraná.

Luiza de Andrade e Silva
Instituto Cidade em Movimento - IVM

Nelson Saule Jr.
Advogado, doutor e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador da área de Direito à Cidade do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Pólis), coordenador da Revista Magister Direito Ambiental e Urbano, coordenador de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e Conselheiro do Conselho das Cidades.

Patrícia Iglesias
Patrícia Iglesias, professora da USP, diretora do Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU e presidente da Comissão de Resíduos Sólidos da OAB-SP.

Rafaella Dias
Engenheira urbana e atuante na Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas

Sergio Jacomino
Doutor em Direito Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2005) e especialista em Direito Registral Imobiliário pela Universidade de Córdoba, Espanha. Atualmente é o Quinto Oficial de Registro de Imóveis da cidade de São Paulo. Membro honorário do CeNoR - Centro de Estudos Notariais e Registais da Universidade de Coimbra, Presidente da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário - ABDRI e Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.
Rita Yuri Ynoue
Possui graduação em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em 1) Química da Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição urbana, modelagem fotoquímica e de emissões, ozônio, aerossol urbano, distribuição de tamanho do material particulado, e 2) Meteorologia Sinótica, atuando em modelagem numérica.
http://lattes.cnpq.br/0733149694952132

Thiago Marrara 
Doutor em direito público pela Ludwig Maximilians Universität (LMU) de Munique, Alemanha, é professor de direito administrativo, urbanístico e ambiental da Faculdade de Direito da USP (RP). Foi aluno e bolsista do Instituto Universitário de Estudos Europeus de Turim, Itália, da Rede de Estudos Urbanos de Helsinque, Finlândia, e do Instituto de Federalismo da Universidade de Friburgo, Suíça. É editor-gerente da Revista Digital de Direito Administrativo (USP), coordenador do Grupo de Pesquisa de direito administrativo (GDA) e membro do conselho deliberativo do Centro de Estudos em Direito e Desigualdades (CEDD).